Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Pré-Sal para o futuro da educação e da saúde do país

Muita gente, inclusive, uma candidata à presidência da República, ainda tem dúvida sobre o que é o pré-sal e a importância dele para o nosso país.

Como já explicamos aqui, mas não custa nada relembrar, o pré-sal  foi descoberto pela Petrobras

O pré-sal é uma área de reservas petrolíferas que fica debaixo de uma profunda camada de sal, formando uma das várias camadas rochosas do subsolo marinho que vai do litoral de Santa Catarina ao Espírito Santo.

Em  setembro de 2013, a presidentaDilma sancionou a lei que instituiu que 75% dos royalties do petróleo sejam destinados à educação e 25% à saúde entre estados e municípios do país. 

E também é previsto em lei que 50% do Fundo Social do Pré-Sal também sejam levados para a educação e saúde

OFundo Social do Pré-Sal foi criado em 2010 e funciona como uma poupança pública de longo prazo com base no lucro arrecado das concessionárias do pré-sal  para o governo federal.

Mas afinal, o que são royalties?A palavra, de origem inglesa, refere-se a um valor que é cobrado pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização. 

No caso do petróleo, os royalties são cobrados das concessionárias, Shell, Total e as chinesas CNPC e CNOOC que exploram a matéria-prima, de acordo com sua quantidade.

 Esse valor arrecado pelas concessionárias fica com o governo federal.

Com todos esses dados, ainda há como dizer que o pré-sal não é importante para o Brasil? 

Meio difícil, não é mesmo?

O pré-sal é bom para economia, para educação e para a saúde continuarem mudando para melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário