Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Energia no Brasil: ao tentar desconstruir Dilma, O Globo desmente-se a si próprio

MUDA MAIS

27/08/2014

Foi só a Dilma aparecer em seu programa de TV falando de tudo que ela e Lula fizeram para garantir que não houvesse apagão no país, que parte da imprensa já ficou em polvorosa querendo desconstruir. Mas o Muda Mais está aqui pra divulgar a verdade.

Um mecanismo que o Jornal O Globo chama de “checagem” aponta que a afirmação do programa da presidenta de que “antes era impossível transmitir a energia que sobrava numa região para socorrer outra que estivesse em dificuldade” é falsa. O Globo afirma, também, que o Sistema Integrado Nacional (SIN) existe desde 1998, criação de Fernando Henrique.

Uma outra matéria publicada pelo próprio jornal relembra o grande apagão de 2001 promovido por FHC, o mentor do partido de Aécio Neves. A matéria começa falando que a grave crise energética de 2001 “foi o resultado da combinação da falta de investimentos na geração e na transmissão de energia elétrica com uma estiagem prolongada”.

Falando de ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o próprio Globo esclarece que o órgão foi criado em 1998, mas teve sua “incumbência ampliada, assim como sua transmissão para evitar novos riscos de apagões ou racionamentos” em 2004, ou seja, no governo Lula. Apesar de existir legalmente, na época de FHC o sistema não integrava todo o país: sobrava energia na região Sul e faltava no Sudeste. 

O jornal ainda termina o texto falando dos investimentos feitos por Lula e Dilma no setor elétrico “para evitar novo racionamento de energia, o governo investiu em linhas de transmissão de energia elétrica, um dos problemas da “crise do apagão” em 2001/2002.Naquela época, não havia linhas de transmissão suficientes para levar a energia da Região Sul, onde os reservatórios de água estavam cheios, para o Sudeste e o Nordeste”. Está no próprio O Globo.

Ou seja, o Nordeste quase secou enquanto tinha água de sobra no Sul, mas não dava pra transferir esse excedente porque FHC não investiu em linhas de transmissão. O SIN existia mas não era efetivo. Isso mudou com Dilma. Como está bem explicadinho no programa de TV da candidata à reeleição, hoje, todas as regiões do Brasil estão integradas para receber os excedentes de energia, caso seja necessário. Além disso, Dilma investiu muito na construção de hidrelétricas, como Belo Monte que, quando pronta, vai produzir energia para abastecer 60 milhões de pessoas.

Parece que O Globo tá confuso ou resolveu abrir mão da coerência mesmo. Mas o leitor pode sempre contar com o Muda Mais pra ter esclarecimentos e conhecer a verdade. O Globo e outros jornais têm perdido um pouco a referência das boas técnicas jornalísticas, como se tem visto por aí. A técnica da checagem, por exemplo, consiste justamente em confirmar uma apuração, buscar dados históricos que a comprovem. No caso, o jornal poderia ter buscado a informação em seus próprios arquivos, como nós fizemos. #ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário