Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Tsunami norueguês está levando a Petrobras


Statoil é hoje a terceira maior petrolífera no Brasil, atrás apenas de Petrobras e Shell

Tsunami norueguês está levando a Petrobras

SPUTNIK 
ECONOMIA
URL curta
813
Pouco a pouco e sem estardalhaço, a Statoil, estatal norueguesa de petróleo, vê sua participação aumentar no Brasil graças aos acordos firmados com a Petrobras. No último, nesta semana, abocanhou 25% na participação que a estatal brasileira detém no Campo de Roncador, na Bacia de Campos.
Descoberto em 1999, com reservas acima da camada do pré-sal, o campo é o terceiro maior do Brasil, com produção de 280 mil barris de petróleo e gás (boe) por dia. Ele foi o maior do país até 2015, quando perdeu o posto para o campo de Lula, este no pré-sal. A cessão vai render à Petrobras US$ 2,9 bilhões. 
Petrobras mostra recuperação no balanço do segundo semestre
TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL/FOTOS PÚBLICAS
Roncador, com área de 400 quilômetros quadrados, tem cerca


de 10 bilhões de barris e uma expectativa de mais um bilhão de barris recuperáveis. Detalhe: não houve licitação para a cessão dos 25%, uma vez que a Petrobras considera a Statoil a empresa com melhor tecnologia na recuperação de jazidas em declínio. Com o repasse da participação em Roncador, a Petrobras já vendeu US$ 4,5 bilhões em ativos este ano, cifra ainda pequena, segundo analistas, frente à meta da empresa de arrecadar US$ 21 bilhões até o fim de 2018.
A Statoil é sócia da brasileira em 13 áreas de exploração e produção, sendo dez no Brasil e três no exterior. Com o acordo, a estatal norueguesa é hoje a terceira maior petrolífera no Brasil, onde já produz 40 mil barris de petróleo e gás no campo Peregrino, também na Bacia de Campos. Com a participação em Roncador, a Statoil elevará a produção a 100 mil barris diários, ficando atrás apenas da Petrobras (2,5 milhões de barris) e da Shell (103 mil). Além de petróleo, o acordo com a Petrobras também garante à norueguesa acesso ao terminal de Cabiúnas, em Macaé (RJ), considerado o maior ponto de acesso ao gás natural produzido nos campos marítimos. 
Em entrevista à Sputnik Brasil, José Maria Rangel, coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), diz que a venda da participação da Petrobras em Roncador para a Statoil é a continuidade do plano do governo federal de enfraquecer a indústria petrolífera brasileira. E ele explica o motivo:
"A Statoil é uma empresa que tem suas reservas em um acentuado declínio de produção e por isso sai mundo afora buscando novas oportunidades de adquirir reservas, e está encontrando um porto seguro aqui no nosso país. Ela já adquiriu da Petrobras o campo de Carcará (na Bacia de Santos, por US$ 2,5 bilhões), levando uma quantidade muito grande de barris a preço de banana e agora em Roncador, um dos melhores da Petrobras, além de ter acesso ao terminal de gás de Cabiúnas. Mesmo não tendo bola de cristal, a gente sabia que isso iria acontecer, porque um dos pilares do golpe era a entrega de nossas riquezas às multinacionais. Com essa doação que a Petrobras está fazendo no campo de Roncador, o barril está saindo a US$ 1", diz o dirigente.
O coordenador da FUP afirma que as petrolíferas em todo o mundo estão correndo atrás de reservas desse mercado, ainda amplamente dominadas por governos, como é o caso da Total (francesa), BP (britânica), Aramco (árabe), PdVSA (venezuelana), entre outras. Rangel diz que, com a descoberta do pré-sal, os olhos do mundo se voltaram
para o Brasil. Ele chama a atenção para o fato de que a Noruega criou
uma política de conteúdo local, consolidou as empresas
norueguesas como grandes marcas no setor e já em 1992, como tudo consolidado, o país começou a se posicionar mundialmente contra a reserva de mercado.
"Ela (Statoil) vai construir agora duas plataformas para operar no campo de Pelegrino. Com a aprovação da Medida Provisória 795 (Repetro), que isenta de tributação qualquer importação de equipamentos, ela vai gerar emprego, renda e engenharia lá fora e vai trazer a plataforma toda pronta para cá, e nós vamos ficar chupando o dedo. Esse movimento que a Statoil está fazendo vai continuar com as bençãos do senhor Pedro Parente (presidente da Petrobras) e os aplausos do mercado financeiro", dispara o coordenador da FUP.

————

Governo quer privatizar a Petrobras, diz ex-diretor da ANP

BRASIL
URL curta
Leilão do pré-sal: crescimento ou desmonte? (4)
1888
Responsável por uma malha de gasodutos com extensão de 4,5 mil quilômetros, a Transportadora Associada de Gás (TAG) está à venda. A Petrobras quer comercializar 90% de sua participação na companhia para saldar suas dívidas e buscar equilíbrio financeiro.
Para o ex-diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP) Haroldo Lima, contudo, a decisão é um erro já que o endividamento poderia ser combatido com a rolagem da dívida e com "poucos desinvestimentos". "Mas quando essa empresa [Petrobras] opta por vender ativos estratégicos, isso nos deixa muito preocupados", afirmou em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil.
Lima destacou que a TAG é a maior transportadora do país e dona de 47% de toda infraestrutura de gasodutos em território nacional, com presença nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. 
A decisão da Petrobras de vender a TAG, a BR Distribuidora e o sistema de refino de petróleo foi criticada pelo ex-presidente da ANP: "Então, a Petrobras que detinha o controle de 100% do refino do petróleo no país passará a não ter controle nenhuma refinaria no Brasil. São espantosos os planos do governo em relação à Petrobras."
"Eu acho que o objetivo subjacente do governo com essa postura diante da Petrobras é a sua privatização. Existem, no ramo do petróleo, empresas horizontalizadas e verticalizadas. Horizontalizadas são as empresas que extraem petróleo e vendem petróleo. Apenas tiram e vendem petróleo. Já as verticalizadas, como a Petrobras, são empresas que produzem, extraem, refinam, transformam, distribuem e vendem petróleo e seus derivados. Como a Petrobras vai abrir mão de todas estas operações? Ela vai-se transformar numa empresa que somente extrai e vende petróleo? É totalmente absurdo."
A estatal de petróleo criada por Getúlio Vargas em 1953 reconheceu uma dívida bruta de R$ 376,587 bilhões em seu balanço do segundo trimestre de 2017 e enfrenta uma forte desvalorização. Para Lima, o cenário atual é resultado da queda do preço do barril de petróleo no mercado internacional e dos prejuízos causados pela corrupção e problemas de gestão.

Um comentário:

  1. Petista e, também, o amante do Petismo (PSOL, PCdoB etc. etc.):

    Você só se tornou o que fizemos de você, legal?
    Pensou você que estivesse seguindo seu destino,
    mas você só ganhou o que te demos e te obrigamos a ver, ouvir e SER.

    Você tentou andar na trilha, MAS QUEM A ESCULPIU FOMOS NÓS!
    Agora você sabe que nós moldamos você.

    Eu sou o cara no céu, voando alto, olhos brilhantes do petismo e da Estrela-Vermelha (baranga).
    Lógico!, nenhuma surpresa! Eu contei mentiras. Afinal, sou do PT.

    Eu sou o político na sarjeta
    Eu sou o velho presidente.
    Você não sabe?...
    Eu sou o analfabeto com a gagueira!
    Meu, meu, meu, meu, meu P-P-P-P-têzinho q-q-q-querido.
    Meu, meu, meu, meu, meu P-P-P-P-Pêtêzinho q-q-q-querido.

    Você só pode repetir aquilo que dissemos
    Seu orgulho pertence a uma nação moribunda.

    Ninguém sabe que nós do Petê somos seus donos. Ninguém.
    Você está assistindo a filmes tentando encontrar as respostas.
    MAS você só vê o que mostramos e exibimos.

    Nós Militantes Petistas somos os escravos dos líderes falsos.
    Por favor, velho: respire o ar que sopramos para você.

    Eu sou "o" cara do Partido, voando alto, olhos brilhantes de ignorância.
    Nenhuma surpresa, afinal só falo mentiras.
    Eu sou o petista na sarjeta.

    Eu sou o "novo petista", que cresci barangaço.
    Você não sabia? Ninguém te mostrou?...

    Eu sou o manezão petista com a gagueira. Cheio de dúvidas políticas:
    Meu, meu, meu, meu, meu L-L-L-Lulinha!
    Minha, minha, minha, minha, minha D-D-D-Dilmanta.

    Mas mesmo assim, eu tenho que ter cuidado para você não ficar pregando pra mim.

    Eu posso fingir que posso ensinar, certo? Entendeu?
    Afinal sou da amada Pátria-Educadora.

    Vivi batendo palmas como um palhaço.
    Tudo pertence a mim, você sabe. A mim do PT.

    Você declarou que teria três centímetros mais alto, em breve.
    Qualé! Você APENAS só se tornou o que fizemos de você.

    Você tentou andar na trilha, mas quem a esculpiu fomos nós mesmos.
    Hé, hé, hé!
    Agora você ESTÁ POR DENTRO que nós moldamos você.
    Eu sou o "cara", mané,

    Minha, minha, minha, minha Dilmanta.
    Meu, meu, meu, meu, meu J-J-J-Joãozinho S-S-S-antana.
    Meu, meu, meu, meu, meu L-L-L-LULAÇO

    Pensava você que estava perseguindo um chamado, um destino nobre.
    Olhe agora p'ra você mesmo. OlhOu?

    ResponderExcluir