Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Humor político: Mais Lendas sobre a esquerda brasileira e sobre Lula


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Lendas sobre a esquerda brasileira e sobre Lula



Muita gente acreditou na brincadeira no Facebook

É bem comum vermos “lendas” sobre a esquerda se espalhar pela internet. Até jornais impressos já reproduziram algumas das lendas que muita gente pensa ser verdade. Quem não se lembra da ficha falsa do DOPS de Dilma publicada na Folha de S. Paulo em 2010?

A histeria é generalizada nos setores mais conservadores. Em maior ou menor grau, “lendas” são contadas como verdade e, por incrível que pareça, mobilizando algumas pessoas.

Tentaremos aqui elencar as mais bizarras ou mais frequentes.

1 – “Está em curso a implantação de golpe comunista no Brasil”

Parece brincadeira, mas não é. Há uma gama de pessoas que realmente acreditam nessa conversa para boi dormir. Isso até já virou piada nas redes sociais. O pior é que tem gente que julga que isso é verdade. Será resquício do golpe de 1964? Naquele tempo isso também era espalhado por aí com a mesma certeza que se tem sobre a cor do céu.

2 – “A esquerda recebia dinheiro de Moscou (ouro) e depois do fim da União Soviética, recebe de Cuba”

Esse mito foi introduzido no país em meados do século XX. Isso justificava para as mentes doentes como a esquerda conseguia prover recursos para materializar suas ações. Talvez fosse uma forma de negação ao fato que havia empresários (ou seja, capitalistas) que doavam dinheiro a setores da esquerda, ajudavam a tirar documentos falsos e mesmo fugir ou se esconder.

A União Soviética até era uma potência econômica, mas Cuba?

3 – “Os comunistas querem tomar sua casa. Se você tem uma casa com muitos quartos, alguns deles serão doados a estranhos”

É incrível como ainda tem gente que acredita nisso. Os comunistas querem a desapropriação dos bens de produção, não das casas das pessoas. A esquerda como um todo pauta o debate sobre reforma urbana, não a tomada das residências das pessoas.

4 – “Os comunistas vão tomar seu sítio e suas duas cabrinhas (ou vacas, ou ovelhas... o que quer que seja)”


A esquerda como um todo, assim como a reforma urbana, faz o debate sobre a reforma agrária. O que se quer extinguir é o latifúndio e não necessariamente a pequena propriedade rural. O modelo de reforma agrária do Brasil é democrático-burguesa. Ela não quer transformar a terra em bem comum para o uso cooperativado e sim criar pequenas propriedades rurais. Se a direita no Brasil fosse mesmo liberal, apoiaria a reforma agrária.

5 – “Comunista come criancinha”

Essa é clássica e tão absurda, mas tão absurda que nem merece comentários. P.S.: acredite, ainda tem gente que acredita nisso.





A ascensão de Lula na esfera política nacional, mesmo antes de se tornar presidente do Brasil, fez dele o alvo preferencial das “lendas” espalhadas pela direita doentil. Tentamos elencar algumas.

6 – “Lula foi ‘criado’ para destruir a esquerda ‘tradicional’”

É bem verdade que no interior da esquerda acontecem inúmeras disputas, principalmente de ordem tática. A esquerda, quando no surgimento de Lula, tinha um viés mais tradicional, mais antenada com a União Soviética, seus debates e acontecimentos nos países sob sua influência. Boa parte, inclusive, fazia a opção pela luta armada.

Lula surge sem essa herança. Não era influenciado pelo leste europeu, mas nunca foi de direita e muito menos uma criação dessa para acabar com a esquerda “tradicional”. É fato que seu perfil chamou a atenção de todos que acompanhavam os acontecimentos do país durante a ditadura, justamente por isso. Além de sua capacidade de mobilização.

O assunto é longo, mas trocando em miúdos: Lula sempre foi recuado ideologicamente, sob a ótica da esquerda “tradicional”. Mas sempre foi de esquerda, mesmo quando ele próprio ainda não tinha clareza sobre os partidos e organizações da esquerda brasileira.

7 – “Lula cortou o próprio dedo”

Lula teve seu dedo amputado em acidente de trabalho durante a madrugada. Sim, ele trabalhava nesse horário na metalúrgica que o contratou. E não, Lula não se aposentou por causa do dedo!

Ele se aposentou em 1988 devido por ter tido seus direitos cassados durante a ditadura civil-militar (1964 – 1984). Algo que está garantido na Constituição. Na verdade, Lula é um anistiado político. Você pode até discordar de esse instrumento, mas ele não é ilegal.

8 – “Lula vai pintar a bandeira do Brasil de vermelho se vencer as eleições” (1989)

Esse conto da carochinha é velha e totalmente sem sentido. Típico de boataria de terrorismo. Foi a precursora do “golpe comunista em curso no Brasil”.

9 – “Lula é um dos homens mais ricos do país. Saiu até na capa da Forbes”

A revista Forbes é especializada em mostrar os vitoriosos do capitalismo. Só aparece gente com carteiras bem recheadas.

Circulou na internet uma capa da Forbes com Lula usando um chapéu. Na chamada de capa dizia que Lula era um dos homens mais ricos do país. A farsa durou muito pouco. Não demorou e a riqueza da família foi atribuída a seu filho, apelidado de ”Lulinha”.

Publicaram fotos de uma faculdade de Química da USP e até um jato de Larry Flint, dono da Hustler (revista concorrente da Playboy nos EUA) como sendo de sua propriedade. Mas acredite, tem gente que jura que isso é verdade.


10 – “O mensalão é o maior crime de corrupção da história do Brasil”

Para além do debate de caixa 2 versus compra de parlamentar. O chamado “mensalão” nem de perto é o maior crime de corrupção da história do Brasil. Só a sonegação da Globo na Receita Federal é vinte vezes maior. Isso se arredondarmos o montante movimentado no “mensalão” em 100 milhões de reais. A Globo deve ao fisco nacional, em valores corrigidos, algo perto de R$ 2 bilhões.

O esquema de propina do metrô paulistano também é bem maior que o chamado “mensalão”. Somente bloqueados na Suíça estão 166 milhões de dólares.

11 – “Lula é analfabeto e jamais terá condições de governar o país”

Essa lorota é uma das mais antigas. Desde 1989 quando foi candidato a presidente pela primeira vez. A dose de preconceito com os mais pobres materializado em Lula talvez tenha começado com essa afirmação. A vida mostrou que Lula não somente tinha capacidade para governar o Brasil, como foi o melhor presidente de nossa história. Os dados estão aí para provar.


Sobre a Dilma, apenas as mentiras espalhadas durante a campanha de 2010 daria para fazer um texto similar a esse.

2 comentários:

  1. A direita, salvo raras exceções, é tapada.

    Certa vez, uma revista de fofocas avisou aos quatro ventos que iria publicar o endereço da mansão de Lula no Morumbi (bairro chic de S. Paulo). Lula ligou para a revista e disse: "Ótimo que vocês finalmente vão revelar onde fica minha mansão. Já contratei a transportadora. Assim que vocês derem o endereço, vou pra lá com meus móveis e minha família, exigindo entrar, já que a mansão é minha. E vou chamar toda a imprensa para acompanhar". Obviamente, a revista desistiu da mentira.

    Responder
  2. Eu não acho a direita tapada. Estamos vendo apenas o lado cômico desse pessoal. Agora tem o outro lado que é o da destruição do indivíduo socialmente. Caluniam a pessoa, compram parentes e amigos de sua relação com empregos ou vantagens em promoções, criam um cordão de isolamento com um véu de mentiras e difamações transmitidas de orelha em orelha. Chegando ao cúmulo de julgarem e condenarem sem prova nenhuma de crime os seus alvos. Repito: isso ocorre cotidianamente.

    Responder

Coloque sua idéia, ponto de vista ou posicionamento. Aqui não será permitido ofensas de nenhum tipo. Caso algum comentário não se enquadre, será deletado.

Os comentários são moderados. O motivo é que não serão mais aceitos comentários "anonimos", portanto ao deixar seu comentário, assine.

Forte abraço!

P.S.: Apelidos que não dizem nada ou nomes inventados também serão considerados como anonimos, portanto não serão publicados!

Cadu Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário