5 Filmes que mostram o problema do racismo no mundo
GELEDÉS
Categoria » Casos de Racismo
Por Auris Sousa no SindMetal
Quanto Vale ou é Por Quilo?
O filme desenha um painel de duas épocas aparentemente distintas, mas, no fundo, semelhantes na manutenção de uma perversa dinâmica sócio-econômica, embalada pela corrupção impune, pela violência e pelas enormes diferenças sociais. Faz analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada.
12 Anos de Escravidão
Baseado em fatos reais, 12 Anos de Escravidão (2013) retrata a chocante história real de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem livre que é sequestrado e forçado por a trabalhar durante 12 anos, até conseguir a liberdade com a ajuda de um advogado. O filme chocou as plateias com seu retrato cruel do racismo e do passado de escravidão nos Estados Unidos.
Hotel Ruanda
O filme Hotel Ruanda, do diretor Terry George, lembra uma das maiores e mais brutais chacinas já perpetradas na história: o assassinato de 800 mil ruandeses da etnia tutsi pela etnia rival, os hutus. O conflito aconteceu em 1994. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.
A Outra História Americana
Derek (Edward Norton) busca vazão para suas agruras tornando-se líder de uma gangue de racistas. A violência o leva a um assassinato, e ele é condenado pelo crime. Três anos mais tarde, ele sai da prisão e tem que convencer seu irmão (Edward Furlong), que está prestes a assumir a liderança do grupo, a não trilhar o mesmo caminho. O filme tem o poder de mostrar como o ódio racial acaba com a vida tanto de agressores quanto de agredidos.
Histórias Cruzadas
Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.
Governo vai usar aplicativo para monitorar crimes contra direitos humanos na internet
Tempos de intolerância: casos de injúria racial e racismo crescem no Piauí
Roberta Rodrigues fala sobre o preconceito no Brasil: ‘Aqui ele é velado!’
10 casos de racismo no País em 2014
Goleiro Aranha comenta atuação da mídia em caso de racismo na Arena Grêmio
Suicídio de jovem negro teria sido motivado por racismo; dois são presos
Leia a matéria completa em: 5 Filmes que mostram o problema do racismo no mundo - Geledés
Follow us: @geledes on Twitter | geledes on Facebook