Por Wellington Duarte
Presidente do ADURN-sindicato
Muitos me perguntam como pode um partido comunista defender um governo que aumenta a taxa de juros, provoca uma recessão programada e ainda, segundo os mais irritados, "apoiar um governo que só tem bandidos".
Até mesmo dentro do PCdoB há vozes que "o PT não merece ser defendido"; que "temos que romper com o governo e marcar posição"; e algumas ainda mais radicais, afirmando que temos que cruzar os braços e deixar o governo cair.
Há ainda acusações mais fortes, de que só estamos defendendo o governo por causa dos cargos, embora estes críticos se esqueçam, é claro, que temos uma aliança, no nível nacional, com o PT, desde 1989, ou seja, PERDEMOS três eleições presidenciais e nos mantivemos na aliança.
Não posso falar pelo Partido, mas identifico boas razões para defendermos esse governo :
1 - Esse governo desde 2003 vive em permanente contradição até porque é um governo de COALIZÃO, que vai da Esquerda até a direita. Sair do governo só fortaleceria a direita;
2 - Os ganhos sociais foram e são inegáveis. Embora o governo mantenha um pé firme no liberalismo, seus programas sociais estão anos-luz dos governos anteriores, que encaravam assistência social como filantropia e não como parte da inclusão social;
3 - Achar que rompendo com o PT ajudaria o Brasil é uma piada, na medida em que assumiriam os reacionários e todos na face da terra sabem bem o que governos de direita fazem com os ganhos sociais.
4 - Apoiar medidas econômicas que vão contra o interesse de segmentos da classe trabalhadora é uma NECESSIDADE tática, pois significa tentar reforçar o Governo, mas isso não impede críticas e tentativas de fazer mudar o programa econômico. Isso não implica em "aceitar" e sim em "ajudar de forma crítica".
5 - Fortalecer o governo Dilma, mesmo a contragosto, é um imperativo para a defesa geral da classe trabalhadora, pois se esse governo sucumbir, não haverá apenas perda de ganhos, mas retrocesso em muitos segmentos que hoje vociferam contra o Governo.
A manutenção do apoio ao governo Dilma é uma necessidade, mas os comunistas tem e devem manter a postura firme para a retomada do desenvolvimento econômico do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário