Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Governos latino-americanos enfrentam tentativas de golpes

06/08/2015 - Copyleft



Governos têm sido alvo dos chamados 'golpes suaves', que tentam derrubar as administrações através de ações violentas, guerra psicológica e econômica. 

Vermelho.org

Ver
David G Silvers / Cancillería del Ecuador

Nos últimos meses, os governos latino-americanos têm sido alvo dos chamados "golpes suaves" promovidos pela direita nacional e internacional, que tentam derrubar as administrações dos líderes revolucionários e progressistas através de ações violentas nas ruas, greves, e guerra psicológica e econômica.
 
Os casos mais emblemáticos foram contra os governos de El Salvador, Brasil, Equador, Bolívia, Argentina e Venezuela, onde os governos legitimamente eleitos priorizam a felicidade e o bem-estar das pessoas sobre o capital; juntamente com uma forte defesa de sua soberania e autodeterminação.
 
Nesses países, setores da oposição têm o mesmo modus operandi, incluindo a promoção de campanhas de difamação, desinformação, medo; bem como denúncias de supostos atos de corrupção e violações dos direitos humanos.
 
Sob esses argumentos, aqueles que se opõem aos governos progressistas e revolucionários na região têm chamado manifestações de rua violentas, com as quais eles têm procurado desacreditar os esforços do governo, desestabilizar nações, justificar intervenções dos agentes externos e derrubar os chefes de estado.
 
De acordo com o cientista político americano Gene Sharp, o golpe suave tem cinco fases definidas: aquecer as ruas, fratura institucional, deslegitimação e desestabilização.
 
Normalmente, o golpe suave é executado como a única maneira de chegar ao poder, devido à falta ou ausência de apoio popular nas eleições.
 
Em informações listadas no site do jornal equatoriano El Telegrafo, o diretor do Centro Andino de Estudos Estratégicos, Mario Ramos também explicou que uma das principais ferramentas utilizadas são os meios de comunicação e redes sociais para alcançar as massas.
 
"É uma estratégia muito inteligente usar psicologia de massa, a mídia e as redes sociais, por isso é chamado suave, porque não é o golpe clássico", disse ele.
 
O último ataque orquestrado pela direita, na semana passada, na América Central, particularmente em El Salvador, onde os grupos de oposição realizaram um boicote do setor dos transportes para tentar criar o caos e promover um golpe de Estado contra o presidente legítimo, Salvador Sanchez Ceren.
 
No país da América Central, as quadrilhas criminosas forçaram os trabalhadores a paralisar suas unidades sob ameaça e assassinaram nove motoristas que não obedeceram às suas ordens.
 
No Equador, onde o governo do presidente Rafael Correa tem enfrentado a violência promovida pela direita contra a reforma da Lei de redistribuição da riqueza (direito sucessório) e ganhos extraordinários, mesmo quando o Governo anunciou a interrupção temporária da proposta, as hostilidades continuaram.
 
"Eles vão continuar tentando (desestabilizar), gerar violência e o pânico econômico, eles têm tentado todos esses meses", explicou o chefe de estado do Equador.
 
Na Bolívia, também, as tentativas pela direita para desestabilizar foram derrotadas no Departamento de Potosi, após a cessação da greve geral imposta pelo Comité de Potosi Civic (Comcipo), que durante um mês teve uma parada obrigatória na cidade boliviana.
 
Na Venezuela, a escalada da direita teve várias fases, como a guerra econômica, caracterizada pela especulação de preços e a escassez de alimentos básicos.
 
Em 12 de fevereiro, o presidente venezuelano Nicolas Maduro denunciou uma nova tentativa de golpe. O plano teria início após a publicação na imprensa de um manifesto apelando para um governo de transição.



Créditos da foto: David G Silvers / Cancillería del Ecuador

Nenhum comentário:

Postar um comentário