Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Lama de Mariana: Como o jornalismo é engolido nas grandes tragédias

BLOG DO SAKAMOTO
11/11/2015


Dez breves considerações para uma autocrítica necessária sobre a cobertura do rompimento das barragens de dejetos de mineração, em Mariana (MG), ocorrido na última quinta (5):

1) Onde você escreve apenas "Samarco", como responsável pela catástrofe da barragem de Mariana, acrescente "Vale" e "BHP". Diga ao seu chefe para esquecer que a Vale é grande anunciante do seu veículo pelo menos desta vez.

2) Essa foi uma das maiores catástrofes ambientais do país e vai alterar a vida de milhões de pessoas e animais. Trate isso como tal e não como curiosidade mórbida. Seja decente: sensacionalismo só é bom para a sua audiência.

3) Acidente, Papai Noel e Coelho da Páscoa... Investigações estão em curso, mas o uso irresponsável da palavra "acidente" faz crer que tudo isso seria inevitável, concedendo ao acaso uma culpa que pode ser de pessoas, ao destino um poder que ele não tem e dando vida a essa figura mitológica - o acidente - endeusada em falhas corporativas.

4) Se todo pequeno tremor de terra derrubasse barragem, não sobrava uma hidrelétrica de pé no Brasil, como me disse ontem um velho engenheiro barrageiro. O que é derrubado com pequeno tremor de terra é pudor de usar a justificativa do terremoto em uma matéria e não ouvir especialistas a respeito.

5) Publicar release da empresa sobre o ocorrido em formato de notícia sem checar uma informação é passaporte para o inferno sem escalas.

6) Reportagens sobre a tragédia humana são importantes para que o país tenha a dimensão do caos que se estabeleceu. Mas o estrago trazido ao não tratar das responsabilidades dos atores econômicos e políticos nunca será compensado pela cobertura "humanizada" que você teve orgulho de fazer.

7) Bonita a solidariedade de pessoas que seguem para ajudar e mandam doações. Do ponto de vista da empatia social, não da necessidade material. Porque deveria ser a Vale a estar pagando agora até pelo banho e tosa do cachorro atingido pela massa de dejetos e não a sociedade brasileira. E links de TVs deveriam estar em vigília na sede da empresa questionando isso ao invés de mostrar apenas galpões repletos com sacolas de doações.

8) O governo mineiro tratar a empresa ora como "vítima" ora como "responsável" mostra que a Síndrome de Estocolmo, quando um agredido passa a ter simpatia pelo agressor, atinge sempre a administração pública de forma patética. A imprensa que faz um papel central na cobrança das investigações de corrupção, estranhamente perde o mesmo ímpeto nesta situação.

9) Se o governo federal existisse e fosse autônomo, Dilma teria pego um avião imediatamente para sobrevoar o local, colocaria a Vale contra a parede e aproveitaria a comoção pública para discutir a regulamentação da mineração no Brasil e a responsabilidade empresarial. O jornalista que acha que Brasília não tem responsabilidade neste caso precisa de um curso rápido sobre as competências da União.

10) Pouco depois do mar de lama chegar à praia, o assunto será substituído por outro. Mas a tragédia acontecerá de novo em Minas Gerais, como tem acontecido periodicamente. O cronômetro já foi posto em contagem regressiva. Com a anuência não só do poder público, mas também de parte da imprensa, que segue mais competente em monitorar o poder político do que os atores econômicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário