Pesquisar este blog

domingo, 20 de janeiro de 2013

Carnaval de marchinhas e blocos em Goiânia

O Carnaval, maior e mais afamada festa profana do Brasil, que movimenta muitos e muitos milhões de brasileiros/as e turistas do mundo todo, para além dos desfiles oficiais, glamourosos e milionários, sob a batuta de redes de tv e patrocinadores empresariais, possui uma vertente muito interessante e popular.

É o carnaval dos Blocos, que percorre as ruas cantando a alegria e arrastando multidões, entoando marchinhas, sambas, frevos e manifestando irreverências mil.

Nessa festa popular, não há um manual de regulamentos, inexiste uma burocracia sufocante, apenas algumas normas organizativas.



Nesse Carnaval autenticamente popular, os Blocos se formam a partir das mais variadas afinidades: um bairro, grupo de amigos ou de frequentadores de um bar, um time de futebol, um mote qualquer.

Antigamente já foram chamados de "blocos de sujos", alguns crescera e viraram escolas de samba.
 No Carnaval do Rio de Janeiro, para este ano de 2013 estão contabilizados 500 blocos para animar a folia, desde os mais conhecidos Cordão do Bola Preta e Banda de Ipanema até os nem tão divulgados em bairros suburbanos.
 
Em Recife e Olinda, arrastam até 2 milhões de pessoas, como o famoso Galo da Madrugada.

Em Goiânia, há onze anos vem se consolidando o esforço para reviver essa festa
popular. O Carnaval dos Amigos estreou no Bar Flamingo, no Setor Bueno em 2003. A idéia original de Rener, Vânia, Renato, Jorginho, Zé Carlos, Jorge Braga e vários/as outros foi de organizar um "grito de carnaval" no sábado anterior ao Carnaval, uma atividade de aquecimento prévio para a Folia de Momo.

A razão óbvia de comemorar a data uma semana antes é que milhares de pessoas deixam Goiânia no feriadão de Carnaval.

Agora já são 6 blocos, em diversos locais, para quem quiser curtir esse 2 de fevereiro. O evento já faz parte do calendário cultural de Goiânia e tem apoio da Prefeitura.

O Bloco dos Amigos inicia a folia neste sábado, 2 fevereiro, ao meio dia em ponto, no Oliveira's Place, Rua T-65, S. Bueno. A camiseta-entrada custa R$ 150,00, tudo incluso (feijoada, cerveja, refri).

Às 18 h em os blocos sairão em desfile do Oliveira's Place, Café Nice, Espaço Equatore, Shop Time, Confraria da Gamboa e Bar Cerrado para a concentração triunfal e amiga no Vaca Brava. No desfile e concentração não se paga nada, todos/as podem participar.

Tá esperando o quê? Venha pra festa que a alegria é garantida.




http://m.youtube.com/watch?v=b__EHoYnFiA

Nenhum comentário:

Postar um comentário