Pesquisar este blog

sábado, 5 de julho de 2014

mentira disfarçada de humor: o novo caminho da boataria na internet#

29 ABR 14

MUDA MAIS

Uma boa pista é que todas as ~notícias~ são inicialmente publicadas nesses sites,identificados como de sátira ou de humor, e viralizadas em perfis nas redes sociais que não deixam claro o caráter de "humor" das postagens.

A notícia sobre o “bolsa-prostituição”, por exemplo, já foi desmascarada pelo site Boatos.org, uma das páginas brasileiras dedicadas a responder informações divulgadas, principalmente, nas redes sociais e que geram desconfiança sobre a sua veracidade. O site explica que ela saiu do blog Joselito Muller e teve pelo menos 10 mil compartilhamentos somente no Facebook.

Uma busca por “O Governo Federal vai investir 13 milhões em estátua de Lula” no Google gera 95.800 resultados. Por mais que nem todos sejam a reprodução texto, com este número podemos entender um pouco a dimensão que pode ganhar um boato na internet. A página e-farsas, que também se dedica a desmentir informações fictícias, investigou e descobriu que essa história foi publicada pelo site humorístico G17.

Há outros exemplos, como do site Arrota1, que publicou uma “piada” envolvendo a presidenta Dilma Rousseff afirmando que ela chamou os baianos de preguiçosos. O texto foi difundido nas redes como uma informação verdadeira, confundindo o leitor. As ferramentas de medição de impacto nas redes sociais avaliam que esta notícia falsa sobre a presidenta teve o impacto em mais de 180 mil pessoas. A "piada" foi recentemente deletada, mas o Muda Mais já havia constatado a viralização, assim como a ação conjunta de perfis nas redes sociais no assunto.

Responsável pela notícia fictícia de quepetistas terão vagas de estacionamento exclusivas e pagarão metade no cinema, o Portal PIG publicou esta semana um post com o título “Quem achar a Lupita feia, terá IP rastreado e será acusado de racismo pelo Ministério Público”, fazendo uma alusão à aprovaçao do Marco Civil da internet e às discussões geradas pela premiação da atriz Lupita Nyong’o como mulher mais bonita do mundo. Segundo o texto do portal, o prêmio gerou “várias controvérsias e discussões a respeito, onde boa parte das pessoas acham o prêmio imerecido e que toda a situação foi uma forçação de barra. Com vários comentários na rede e com o Marco Civil aprovado, agora a Comissão de Direitos Humanos junto com a regulação estatal da internet poderá rastrear comentários negativos à atriz e enquadrá-los em crime de racismo.” O post foi reproduzido pelo menos 11 mil vezes no Facebook.

A quem interessa espalhar mentiras na rede, já que, depois de postadas no site original, as "sátiras" já passam a circular como sendo verdades? O Muda Maisinicia mais uma série, para tentar entender quem são estes "humoristas" e porque dedicam tanto tempo para inundar a rede com mentiras disfarçadas de humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário