Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de maio de 2013

De mágica e política

Caro Renato:

Recebi seu imei com o artigo do Diário da Manhã "Eles que amavam tanto a revolução".

Sinceramente, o mapa da esquerda que apresenta é mais furado que tábua de pirulito.

Lembrei-me dos gibis do Mandrake, o mágico que fazia coisas aparecerem, ou desaparecerem...

Bom, você pode até tentar dizer que queria mapear só a dita ultraesquerda radical, de viés trotskysta, mas nem assim tá valendo, pois incluiu o PT como o maior partido da constelação vermelha; e o subtítulo "Mapa da esquerda no Brasil" não bate com o conteúdo: pelo contrário, tromba com a realidade.

Anos atrás fomos ao O Popular reclamar que haviam esquecido de citar, que fosse, o PCdoB, já que haviam feito uma série de matérias sobre os partidos em Goiás, abrangendo todo o espectro partidário.

"Foi uma definição editorial do jornal", informou-nos o Sr. Editor, sugerindo que não cabia ao partido questioná-la, pois não éramos donos da empresa de comunicação.

Agora, você, como num passe de mágica, faz "sumir" o PCdoB, sinceramente, de você não esperava.

Será que trata-se de uma "nova catalogação" da esquerda? De qual autoria? Tudo ficou muito confuso.

O Partido Comunista do Brasil segue adiante, herdeiro de 91 anos de lutas e tradições dos comunistas em terras brasileiras, do marxismo-leninismo como arcabouço teórico para orientar a práxis da transformação revolucionária.

O PCdoB segue apresentando um Programa Socialista para o País (publiquei no DM uma série de artigos em 2009 sobre isso), participando ativamente desse momento histórico, em que se comemora uma década de governos democráticos, populares e progressistas no Brasil.

Sobre mágica, busquei na Wikipedia:

"Ilusionismo (também chamado Mágica ou Prestidigitação) é a arte cênica de entreter e sugestionar uma audiência criando ilusões que confundem e surpreendem, geralmente por darem a impressão de que algo impossível aconteceu, como se o executante tivesse poderes sobrenaturais.

No entanto, esta ilusão da magia é criada totalmente por meios naturais. Os praticantes desta actividade designam-se "mágicos" ou "ilusionistas".

A arte da prestidigitação é baseada fundamentalmente na presteza dos dedos do mágico em manipular os equipamentos e acessórios usados nos truques.

As ilusões mais conhecidas envolvem aparecimentos e desaparecimentos, transformações, uniões, leitura da mente, desafios às leis físicas e lógicas, e tudo o que desafia a explicação racional."

Um abraço no amigo.

Enviado via iPhone
Luiz Carlos Orro



Nenhum comentário:

Postar um comentário