Pesquisar este blog

domingo, 11 de novembro de 2012

Música da tia Zizi


Música da tia Zizi

Música da boa tem demais nesse Brasilzão. Nos tempos de menino e adolescente vivi em Uruaçu, barrancas do alto rio Tocantins, que lá se chamava rio Maranhão nos tempos antigos e hoje é o Lago da Serra da Mesa, dos maiores do mundo. 

Pois daqueles anos 60/70 ficou-me o fragmento de uma música que minha tia Zizi, Odete Freitas Camapum, cantava. Era uma linda valsa, da qual só lembrava, mal e mal, a melodia; até que um dia a prima Solange passou-me a letra e passamos a cantá-la mundo afora.

O título talvez seja “Soluço de um adeus”, mas não tenho certeza não. Autoria, local e data da composição ainda me são desconhecidos, já pesquisei e nunca encontrei nem rastro.

Trago aqui a gravação feita pelo amigo Julião numa roda de violões em Brasília, 9 de novembro deste ano.  No 7 cordas, o amigo Nildo, sempre o nosso maestro.

Então, até prova em contrário, essa é a música da e de tia Zizi. Confira o vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=NHC1rW6_Uys

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/NHC1rW6_Uys" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>






Um comentário:

  1. Olá!
    Sobre essa música gostaria de informar que na década de 40 os seresteiros aqui de Itamarandiba, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, entre eles meu avô Geraldinho da Barra, já cantavam-na.
    Meu avô particularmente, em seus ultimos anos, já não se lembrava da segunda parte da letra (ontem fiquei sabendo por intermédio de um tio que ao invés de terminar com "pobres meus desejos" ele terminava com "pobres versos meus").
    Esses dias uma senhora aqui da cidade, Dona Duca, pediu que resgatassem essa música que o marido cantava para ela quando ainda namoravam. Daí que perguntaram à minha família, que não sabia a segunda parte da letra, que meu avô não cantava mais e graças ao seu vídeo puderam resgatá-la. Então, muito obrigada por compartilhar essa preciosidade com o resto do mundo!
    A minha família é de seresteiros, então também temos um acervo de modinhas antigas e relativamente desconhecidas, caso seja de interesse.
    No mais, se nesse meio tempo soube de qualquer outra informação a respeito da música, favor entrar em contato com meu pai em (cristo@uai.com.br)!
    Obrigada,
    Ana Cristina

    ResponderExcluir