Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Mais energia para o Brasil crescer: assinado contrato de concessão do linhão de Belo Monte





Consórcio formado por Furnas, Eletronorte e State Grid assina contrato de concessão do Linhão de Belo Monte
por GCA.P
imprensa@furnas.com.br


Foi assinado no Ministério de Minas e Energia, o contrato de concessão do sistema de transmissão que permitirá o escoamento da energia do Complexo Hidrelétrico de Belo Monte ao Sistema Interligado Nacional.

A transmissão será feita por um sistema em extra-alta tensão em corrente contínua de ± 800 kV, inédito no país. A previsão de conclusão do sistema de transmissão é janeiro de 2018, o prazo de concessão é de 30 anos e o investimento previsto é de R$ 5 bilhões.

Participaram da assinatura o diretor-geral da ANEEL Romeu Rufino e os diretores André Pepitone, José Jurhosa Junior e Reive Barros. O MME foi representado pelo secretário-executivo Márcio Zimmermann. 

A solenidade contou também com representantes do consórcio IE Belo Monte. “Essa vitória foi muito significativa para Furnas, que já tem a expertise do Sistema de Transmissão de Itaipu, até então o único do Brasil em corrente alternada e corrente contínua.

É uma obra importante para atender à crescente demanda e permitir maior intercâmbio de energia entre as regiões do país”, afirmou Flavio Decat, presidente de Furnas.

O circuito é composto por duas estações conversoras de corrente alternada 500 kV para corrente contínua ± 800 kV. A primeira terá capacidade de conversão de 4.000 MW e será construída na Subestação de Xingu (500 kV), localizada a 17 km da usina, que se conecta à interligação Manaus – Tucuruí; a segunda terá capacidade de conversão de 3.850 MW e será construída na área contígua à Subestação Estreito, em Minas Gerais. 

A Linha de Transmissão Xingu-Estreito (± 800kV) ligará as duas estações e terá 2.092 km, cruzando os estados de Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais.

O consórcio IE Madeira, formado por Furnas (24,5%), Eletronorte (24,5%) e a empresa chinesa State Grid Brasil Holding (51%), arrematou o sistema de transmissão de Belo Monte com 38% de deságio no Leilão de Transmissão 11/2013 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizado em 07/02/2014, na sede da Bovespa, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário