Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Barack Obama, o novo profeta do Destino Manifesto

Do Carta Maior

24/06/2014 - Copyleft

Gilberto López e Rivas - La Jornada


Barack Obama confessou que acredita com cada fibra de seu ser no excepcionalismo de seu país sobre qualquer outra nação no mundo.



Na cerimônia de formatura da Academia Militar de West Point, no último dia 28 de maio, o presidente Barack Obama confessou que acredita com cada fibra de seu ser no excepcionalismo de seu país sobre qualquer outro no mundo e enfatizou, num exaltado discurso nacionalista, que os Estados Unidos “é e continua sendo a nação indispensável. 


Isso foi certo no século passado e será certo no próximo século”. 


Essa mentalidade abertamente imperial – que se assenta na crença quase religiosa de que os Estados Unidos constituem um Estado-nação escolhido e predestinado, com direitos e responsabilidades em âmbito planetário autorreferenciados e acima do marco jurídico internacional, estabelecido particularmente no último pós-guerra – se expandiu em outros dogmas e sofismas, transformados em políticas de Estado, igualmente reveladores: “A disposição dos Estados Unidos para aplicar a força em todo o mundo é a última salvaguarda contra o caos” (e o que acontece com o caos ocasionado pelo intervencionismo imperialista?)

“Os Estados Unidos devem sempre liderar no cenário internacional. Se não o fizermos, nenhum outro o fará. A força militar à qual vocês se incorporaram (refere-se aos oficiais da academia militar) é, e sempre será, a espinha dorsal dessa liderança”. 


E, caso tenha ficado alguma dúvida: “Os Estados Unidos usarão sua força militar unilateralmente, se necessário, quando nossos interesses básicos assim exigirem, quando nosso povo se sentir ameaçado, quando nossos meios de vida estejam em jogo, quando a segurança de nossos aliados esteja em perigo...


 A opinião internacional (e, eu acrescentaria, o direito internacional) importa, mas os Estados Unidos jamais devem pedir permissão para proteger nosso povo, a nossa pátria, a nossa maneira de viver”.

 

Essas ideias expressadas por Obama revelam a continuidade do pensamento da classe dirigente daquele país por mais de dois séculos.

O suposto direito de intervir militarmente quando e onde seus interesses assim requisitarem, a se expandir e conquistar territórios por qualquer meio, incluindo a guerra colonial (por certo, levada a cabo em 1898 contra a Espanha, apoderando-se de várias de suas colônias), a partir da justificativa de impor a povos e nações as leis e formas de governo consideradas “as melhores na terra” conformam a mentalidade das elites governantes desde o século XVIII. 


Naquela época, os Pais Fundadores da República, que acabara de se ver independente da Inglaterra, planejavam se apoderar de todo o continente. 


Jefferson acreditava em 1786 que a nascente confederação deveria se considerar “o ninho” por meio do qual “toda América, a do Norte e a do Sul, será povoada”, e o preocupava que a Espanha fosse tão frágil para manter seus domínios coloniais, “até que nossa população tenha avançado o suficiente para ganhar seu domínio palmo a palmo”.
 
A declaração de James Monroe em 1823 – baseada nas ideias de John Quincy Adams sintetizadas na frase “América para os americanos”, que rapidamente se transformou em “doutrina” para lhe dar seu ar de misticismo e outorgar alguma respeitabilidade – e a crença de que o “Destino Manifesto” constituem as formas ideológico-discursivas para indicar aos poderes coloniais da Europa que os Estados Unidos entravam, em igualdade de condições, na partilha colonial do mundo.

Nela, a América deveria ser considerada como campo livre de toda a ingerência europeia para benefício exclusivo dos norte-americanos. 


Além dessa renovação das crenças do povo escolhido, o profeta Obama, certamente com maior capacidade retórica e intelectual do que seu antecessor Bush, distorce a verdade histórica ou demonstra sua profunda ignorância na realidade contemporânea ao defender que:
 
“Os Estados Unidos tiveram a sabedoria de estabelecer instituições para manter a paz e apoiar o progresso humano – desde a OTAN até as Nações Unidas, desde o Banco Mundial até o FMI”. A iniciativa de fundar um novo organismo internacional foi discutida no final da Segunda Guerra Mundial pelas potências vencedoras, e a carta de criação da ONU foi assinada inicialmente por 51 estados. 


Por outro lado, a OTAN foi a própria expressão do militarismo, das provocações e das agressões bélicas norte-americanas e europeias, especialmente durante a Guerra Fria – muito longe da paz e do progresso humano.
 
Por sua vez, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional constituem as principais instituições da exploração financeira dos países capitalistas ao mundo subdesenvolvido, bem como a imposição da atual transnacionalização neoliberal em escala planetária.

Obama defende que um dos elementos da liderança de seu país é “sua disposição de atuar em nome da dignidade humana.


 O apoio dos Estados Unidos à democracia e aos direitos humanos vai além do idealismo, é um assunto de segurança nacional”. E, nesse sentido, lembra “que, devido aos esforços dos Estados Unidos, devido à diplomacia dos Estados Unidos e à ajuda ao exterior, assim como ao sacrifício de nossos militares, mais gente vive hoje com governos eleitos, mais do que em nenhum outro momento da história humana”.

O Iraque é um dos exemplos mais recentes e notáveis dessa disposição de atuar em nome da dignidade humana e, sobretudo, dos sacrifícios dos militares norte-americanos: um país devastado, com toda a infraestrutura sanitária, de saúde e educação destruída; com mais de um milhão de motos; 4 milhões e meio de desalojados e refugiados; 5 milhões de órfãos; mais de 8 milhões que requerem ajuda humanitária; 70% da população não dispõe de água potável; e um país imerso no caos de uma guerra confessional propiciada pela potência ocupante.

Parafraseando Simón Bolívar: “Os Estados Unidos parecem destinados pela Providência a infestar o mundo com misérias e morte em nome da liberdade”.
 
Tradução: Daniella Cambaúva





Nenhum comentário:

Postar um comentário