Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A COPA, OS BLACK BLOCs E UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA



Até onde isso pode chegar? 


A espúria aliança da direita sem proposta + partidos ditos de esquerda ou não, mas sem rumo + anarquistas + neofascistas + neoviolentos de toda ordem contra a Copa (e contra o Governo Dilma, é claro) começou  mal, foi repudiada pela própria população. 


Nos próximos atos poderão se formar dois blocos, um do povo repudiando o quebra desvairado, o fogo em fusca de trabalhador com a família dentro, o vandalismo psicopata contra o show na Praça da República,  como aconteceu na festa dos 460 anos de São Paulo neste fim de semana. Gente que só queria diversão, assistir ao show gratuito, revoltou-se contra o vândalo e o espancou. 


Imaginem como poderá ser na Copa, se milhares que pagaram caro e muito caro pelo ingresso da FIFA se virem ameaçados de perder o espetáculo por ações da turma do quebra-quebra, do quanto pior melhor? Será como diz a minha irmã, muito religiosa: "Só Jesus na causa". 


A sandice praticada em São Paulo deriva de uma premissa falsa e maniqueísta, de que se não houver COPA os problemas estruturais e seculares do Brasil serão resolvidos, o que é uma evidente bobagem. 


Agora, já não se trata mais apenas de um erro de formulação política ou acadêmica, os atos violentos contra a COPA podem e já estão a desencadear respostas também violentas de outra parcela da população, majoritária, por certo, segundo  as recentes pesquisas e o minguado ajuntamento dos antiBrasil. 


E a polícia, quando for autorizada a intervir, como será? 


Com uma formação de violência, herdada da ditadura militar e mesmo de antes, a tropa vai escolher um grupo para proteger e outro para dispersar/atacar? Ou atacará os dois lados? Virá para fazer cessar a violência ou a incrementará?  A ver. 


Em que nível de violência se pretende chegar no ano da COPA e da eleição presidencial? 


Que outros interesses motivam os atos anticopa? 


A direita, a mídia empresarial, seus partidos e o capital financeiro, sabem que não ganham as eleições em condições de normalidade. A pequena denominada ultraesquerda também não tem condições de vencer em 5 de outubro. A disputa  real parece que será entre Dilma e Eduardo. E a agudização de conflitos de rua parece que interessa a todos os que não estão no Governo. 


Mesmo que não declarados os interesses reais, suas consequências são preocupantes, muito preocupantes. 


Luiz Carlos Orro


- Veja os 3 vídeos da sequência. 


- Leia neste blog os argumentos sobre a realização da Copa 2014 no Brasil. 




....


Multidão espanca black bloc na Praça da República


Grupo de homens se revoltou contra manifestantes, iniciando um tumulto no intervalo entre os shows de Paulinho da Viola e Os Opalas na Praça da República

Date: 8 hrs ago Exibições: 46252

Vídeo por:  TV Estadão


http://t.co/kL6lVxhRLy



Veja imagens do Fusca incendiado na Praça Roosevelt

"Foi apavorante", diz dono do Fusca incendiado
O automóvel era do serralheiro Itamar Santos, de 55 anos
Data: 12 h atrás
Exibições: 5647
Vídeo por:  TV Estadão
Uma criança de cinco anos ainda estava no veículo quando as chamas tomaram do carro do serralheiro Itamar Santos, que tentou passar por um colchão em chamas neste sábado (25.01)
Date: 10 hrs ago
Exibições: 10496
Vídeo por:  TV Estadão





Nenhum comentário:

Postar um comentário