Hoje é noite de lua cheia. Adoro lua cheia, por todos os seus simbolismos, por sua beleza, pela luz maravilhosa que deixa qualquer praia e qualquer campo especiais e deslumbrantes. Gosto da energia intensa que a lua cheia proporciona (ainda que a intensidade por vezes me nocauteie). Então, hoje a tarde, quando a lua despontou no horizonte, eu e @marianamsdias corremos para fotografá-la.

Estou estranhamente serena nesta lua cheia, ao contrário das anteriores, e acho ótimo; talvez por isso tenha me vindo à cabeça “Moonlight Serenade”, que não é uma música de explosão; pelo contrário, é lânguida, é introspectiva…Digna de se ouvir enquanto Selene passeia com seu carro no céu, né não?

E por que estava inspirada, e porque tive um fim de semana delicioso, resolvi fazer um Top 10 músicas sobre a lua. Divirtam-se.

1. Clair de Lune, Debussy

Eu falei Moonlight Serenade no twitter, e o @felds lembrou de Clair de Lune, no que foi seguido pelo @alvarofreitas. Tinha que constar da seleção, d’accord?

2. Reflejo de Luna, Paco de Lucia

Eu adoro Paco de Lucia. Sou uma boa daquelas bem aventuradas que teve o privilégio de assistir a um show dele – e confesso achar  suas músicas muito langorosas, sensuais… Aliás, a maioria das cordas me traz esse tipo de sensação, devo admitir… <suspiros> <suspiros>

3. Blue Moon, Ella Fitzgerald

A lua cheia de hoje não é uma blue moon, mas não poderia deixar de incluí-la nessa lista. Rodgers and Hart, inspiradíssimos, aqui interpretada por Ella Fitzgerald

4. Banho de Lua, Cely Campello

Eu ainda tenho o LP de Estúpido Cupido, novela que vi quando menina e lembro muito bem das músicas. Não dava pra não colocar numa seleção de músicas falando sobre a lua…

5. Moonlight Serenade, Glenn Miller

Foi essa a música em que pensei de cara quando vi a lua nascendo essa noite. Uma de minhas preferidas. E mais não digo, porque essa não é música pra se explicar, e sim pra se sentir…


6. Luar do Sertão, Luiz Gonzaga

“se a lua nasce por detrás da verde mata

mais parece um sol de prata prateando a solidão”

Eu adoro a poesia de Luiz Gonzaga, me emociono com suas letras. E Luar do Sertão não poderia ser diferente, né? Me emociono às lágrimas, confesso.

Mas sabem de uma coisa? Quando estou num estado de espírito que me permite olhar pro céu e admirar a lua e sua luz, não sinto jamais solidão; é como se eu tivesse a força do mundo dentro de mim, entendem? É tão grande que não há como se sentir só…

7. Noite de Lua, Dilermando Reis

Faz alguns meses que ando curtindo violão, choros, valsas e afins. Adoro Dilermando Reis, e acho que a música cai muito bem com uma noite de lua cheia.

8. Lua de São Jorge, Caetano Veloso

“lua de São Jorge,

brilha nos altares,

brilha nos lugares

onde estou e vou”

Essa foi a Mariana que lembrou. Tem astral, é animada, e… de certa forma, São Jorge tem andado comigo desde o 10 de janeiro, então não poderia deixar de citá-la. 

9. Fly me to the moon

“Fly me to the moon

Let me play  among the stars

Let me see what spring is like

On a Jupiter and Mars

In other words, hold my hand

In other words, baby, kiss me”

Acho que no universo das cantadas cafonas, essa seria uma excelente candidata ao podium. Mas…no caso, é o Frank Sinatra cantando. E quando o moço que faz a cantada é interessante, a gente acha tudo lindo, certo? E a gente quer mesmo fazer ele voar pra lua ou…xapralá… 🙂

10. RECADO À MINHA AMADA (LUA VAI), KATINGUELÊ

Fala a verdade, algum de vocês achava mesmo que eu ia fazer uma seleção de músicas em que não houvesse nenhuma de gosto, hummm….duvidoso? Se tivesse feito isso, não seria uma seleção feita por mim, hehehe…

Adooooro “Recado a minha amada”. Em primeiro lugar, obviamente, porque me traz lembranças boas, evidentemente. Em segundo lugar, porque gosto mesmo, principalmente da versão com a Alcione… E querem saber? A letra  é bonitinha. Eu gosto. E a lista é minha e quem manda nela sou eu :-p

BONUS TRACK

Lua nha testemunha, Cesária Évora 

Não conhecia essa música da Cesária Évora, encontrei-a enquanto achava os vídeos para esse post. Achei tão bonita que decidi colocar como bônus aqui também…

E vocês? Qual a música que fala sobre lua predileta de vocês?